FÓRMULAS DE DOMINAR O VENTO
Fórmulas para dispersar o vento exopatogênico ou dominar o vento endogênico e para tratar doenças de vento.
Síndrome do vento exopatogênico permanece na camada dérmica-muscular, nos meridianos, nos tendões e articulações com manifestações de dor de cabeça, aversão ao vento, coceira na pele, adormecimento dos membros, dor dos membr4os, inflexibilidade das articulações, desvio dos olhos e da boca e até tétano com opistótono, etc.
Síndrome do vento endogênico é devido à deterioração dos órgãos internos consiste em perturbações dirigidas à parte superior do organismo por vento hepático, vento agitado por exuberância do calor, vento agitado por insuficiência do yin, vento por insuficiência do sangue, etc. Manifestações são: labirintite, tremor ou convulsões dos membros, miastenia dos membros inferiores, disfasia, coma repentino e inconsciência mental, resultando em boca e olhos torcidos e apoplexia, etc.
É necessário aplicar métodos dispersivos para tratar o vento exopatogênico e método repreensível para o vento endogênico.
O vento é dirigente e pode se combinar com outros patógenos como o frio, umidade, secura e o calor. Por isso devemos aplicar fórmulas capazes de expelir o frio, transformar a umidade, umedecer a secura e eliminar o calor.
É de vital importância diferenciar se o vento é interno ou externo. Diferenciar se é pertencente ao frio, ao calor ao excesso ou à insuficiência. De modo geral doenças de vento externo tem mais tendência para o excesso e o vento interno tem tendência para a natureza de deficiência (podendo ser por vazio verdadeiro ou falso excesso).
1.DISPERSAR O VENTO EXOPATOGÊNICO
Fórmulas para dispersar o vento exopatogênico são para tratar sintomas causados por agressão do vento exterior com manifestações de dor de cabeça associada à aversão ao vento, coceira da pele, adormecimento dos membros ou paralisia facial com boca e olhos torcidos, etc.
a) Chuan Xiong Cha Tiao San - dispersar o vento exopatogênico e anestesiar a dor. usada para tratar dor de cabeça causada por vento exopatogênico, seja dor frontal, lateral ou parcial, seja dor de ápice acompanhada de arrepio e febre, entupimento nasal e tonteira.
Língua: saburra branca e fina.
Pulso: superficial e em corda.
Trata gripe, dor lateral da cabeça, dor nervosa de cabeça, dor de cabeça causada por sinusite, etc.
É inconveniente em casos de vazio de energia e vazio de sangue, por hiperatividade do yang do fígado ou por vazio do yin do fígado e do rim ou agitação do vento endogênico do fígado.
b) Qian Zheng San - ação de dispersar o vento, transformar mucosidade e abrandar convulsão espasmódica do vento-mucosidade. Usada para tratar paralisia facial por agressão do vento exopatogênico com manifestação de boca e olhos torcidos.
Adaptações desta fórmula trata paralisia do sistema nervoso da região facial, dor do nervo trigêmeo, dor de cabeça lateral, etc. todos de origem de muco vento.
É inconveniente usar a presente fórmula para vazio de energia e vazio de sangue ou por agitação interna do vento endogênico hepático.
c) Xiao Feng San - dispersa o vento e tonifica o sangue, elimina calor e umidade. Usada para tratar eczemas com característica de avermelhamento na pele após exclusão das vesículas ou caracterizadas por manchas avermelhadas de contorno irregular espalhadas por todo o corpo com muita coceira e corrimento de líquido após feridas provocadas por arranhadura.
Língua: revestimento branco ou amarelo.
Pulso: superficial e rápido.
Trata dermatite alérgica, dermatite nervosa, dermatite por motivo de drogas, urticária, etc (quando por vento quente exopatogênico).
É recomendável que não se alimentem de comida picante e azeda, álcool ou chá forte afim de manter bons efeitos terapêuticos.
2.DOMINAR O VENTO ENDOPATOGÊNICO
São fórmulas capazes de dominar o vento endogênico e tratar doenças de vento interno.
1. Síndrome de excesso
Devemos apaziguar o fígado e dominar o vento.
a) Liang Yang Gou Teng Tang apaziguar o fígado e dominar o vento em caso de agitação do vento por exuberância do calor. (excesso de calor)
b) Zhen Gan Xi Feng Tang (excesso de yang do fígado - nutre o yin, seda o yang, fígado e vento) e
c) Tian Ma Gou Teng Yin (excesso do yang do fígado - nutre o yin do fígado-rim e seda calor fígado, vento, calor ascendente e estagnação de sangue) em caso de hiperatividade do yang hepático associada à agitação interna do vento hepático.
2. Síndrome de deficiência
Devemos tonificar e umedecer simultaneamente e assim dominar o vento endogênico.
a) Da Ding Feng Zhu Tang na fase final da doença febril, onde o yin foi danificado por calor patogênico e o vento começa agitando-se devido à situação de insuficiência.
b) Di Huang Yin Zi em caso de exaustão da energia vital, flutuação da última energia yang na camada superficial e mucosidade turva presa na garganta, surgindo as manifestações de disfasia, miastenia ou paralisia.
1. Síndrome de excesso
a) Liang Yang Gou Teng Tang - refrescar o fígado e aplacar o vento, suplementar o líquido e relaxar tendões.
Usada para síndrome de vento endogênico provocado por calor hepático com manifestações de febre alta persistente acompanhada de angústia e agitação emocional, convulsão e confusão mental.
Língua: vermelha escura com espinhas secas.
Pulso: em corda e rápido.
Esta fórmula domina o vento provocado por calor hepático em exuberância. Doenças com manifestações de vento agitado pelo calor exuberante do fígado como pressão alta, alteração do sistema nervoso vegetativo, acidente cerebral, hipertireoidismo, eclâmpsia, dor de cabeça e labirintite.
É inconveniente usar a presente fórmula no final da doença febril quando o paciente apresenta rigidez dos tendões ou movimento espasmódico dos membros devido ao vento interno por insuficiência do yin.
b) Zhen Gan Xi Feng Tang apaziguar o fígado e aplacar o vento, nutrir o yin e dominar o yang. Usada para tratar hiperatividade do yang hepático e movimento irregular do sangue-energia por insuficiência do yin do fígado e do rim, por ausência da nutrição à madeira devido à insuficiência da água.
Manifestações de tonteira e visão ofuscada, intumescência ocular e zumbido, dor queimante na cabeça, angústia e ansiedade, rosto de embriago, boca e olhos cada vez mais torcidos, grave labirintite e perda da consciência. É empregada em doenças como hipertensão e acidentes cerebrais.
Pulso: em corda, longo e forte.
c) Tian Ma Gou Teng Yin apaziguar o fígado e dominar o vento, eliminar o calor e mover o sangue, tonificar o fígado e nutrir o rim. Usada para síndrome de vento hepático com agitação e hiperatividade do yang do fígado com manifestações de dor de cabeça, tonteira, insônia, zumbido e visão ofuscada, tremor das mãos e pés, possível hemiparalisia. Indicada para sintomas como hipertensão, acidente cerebral, hipertireoidismo, disfunção do sistema nervoso vegetativo, epilepsia e labirintite.
Pulso: em corda e rápido.
Língua: vermelha com revestimento amarelo.
Tem ação de acalmar a mente e estabilizar a consciência.
2. Síndrome de deficiência
a) Da Ding Feng Zhu Tang nutrir o yin e aplacar o vento. Para síndrome de agitação do vento provocada por insuficiência do yin. O paciente fica com aspecto murcho, débil, tremor.
Pulso: fraco e respiração fraca.
Língua: vermelha escura com escassez do revestimento.
É inconveniente usar esta fórmula para caso de exuberância do calor não obstante na insuficiência do yin e líquidos orgânicos.
b) Di Huang Yin Zi nutrir o yin renal, aquecer o yang do rim, ressuscitar e transformar a mucosidade.
Usada na falência da energia primordial no aquecedor inferior e por consequência do yang falso. Esse padrão ascende e leva para cima a mucosidade turva obstruindo os orifícios da consciência causando rigidez da língua e disfasia. Devido a isso vem a atrofia muscular ou miastenia dos membros inferiores.
Língua: com revestimento fino e gorduroso.
Pulso: profundo, fino e fraco.
Esta fórmula pode ser adaptada para apoplexia ou disfasia, mielite dorsal, esclerose lateral, siringomielia, paralisia bulbar progressiva crônica, etc.
Não se deve usar esta fórmula em casos de gan yang (hiperatividade do yang do fígado - esta expressão é quando o indivíduo explode de fúria perdendo o controle), pronúncia confusa e miastenia dos membros inferiores. E não usar a fórmula por longos períodos por sua natureza excessivamente secante e morna.
" Consulte sempre um especialista em fitoterapia chinesa"
1.Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2.Imagens meramente ilustrativas.
3.Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem utilizar o produto.
4.Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o fitoterapeuta.
5.Não use o produto com o prazo de validade vencido.
6.Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8.Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação de um fitoterapeuta.
9.Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
10.Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do fitoterapeuta.
11.O uso do produto durante o período de amamentação também não é recomendado.
12."SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O FITOTERAPEUTA DEVERÁ SER CONSULTADO".