FÓRMULAS DE ELIMINAR A SECURA
Fórmulas eliminantes da secura resolvem a secura ou umedecem a secura mediante enriquecimento do Yin. Se classificam em:
1. Síndrome de secura externa - Causadas por ataque da secura patogênica
a) Secura morna (Wen Zao): mais frequente no princípio do outono. Aplica-se ervas frescas e umedecentes para resolver moderadamente a secura
b) Secura fria (Liang Zao): mais no final do outono. Aplica-se ervas mornas e umedecentes para resolver moderadamente a secura fria.
2. Síndrome de secura interna - acometem os órgãos internos devido à exaustão do líquido orgânico ou fluido Jin e o princípio terapêutico em nutrir o Yin e umedecer a secura.
As fórmulas eliminantes da secura são compostas de ervas viscosas. Podem promover umidade e dificultar o fluxo do Qi. Devemos ser cautelosos em pacientes que sofrem de mucosidade e umidade devido à fraqueza do baço. Saber considerar a situação em seu todo para resolver a secura.
1.SÍNDROME DE SECURA EXTERNA
As fórmulas para umedecimento moderado são aplicadas para tratar síndrome de secura externa.
a) Xing Su San - seda secura fria e tonifica o jin ye e diminui a tosse. Resolve moderadamente a secura fria mediante método umedecente e morno, transforma a mucosidade e cessa a tosse. Trata doença causada por secura fria caracterizada por temor de frio e ausência de suor, dor ligeira de cabeça, tosse com expectoração fluídica, entupimento nasal e secura na garganta.
Língua: revestimento fino e branco
Pulso: tenso
Trata gripe epidêmica, ataque do frio seco. Não se deve usar esta fórmula em paciente com calor seco.
b) Sang Xing Tang - Seda a secura morna, tonifica o jin ye do pulmão e cessa a tosse. Resolve moderadamente a secura morna, umedece o pulmão e cessa a tosse. Trata agressão ao pulmão pela secura morna com manifestações de calor em todo o corpo, dor de cabeça, boca seca e secura na garganta e fossas nasais, tosse seca sem catarro.
Língua: vermelha com revestimento fino, branco e seco.
Pulso: rápido e superficial.
Trata síndrome leve por secura morna do patógeno exterior. Trata infecção das vias respiratórias superiores.
c) Qing Zao Jiu Fei Tang - Elimina a secura e umedece o pulmão. Trata lesão pulmonar e dupla danificação do qi e yin causada por secura morna, manifestações de dor de cabeça e calor em todo o corpo, tosse seca sem catarro, secura na garganta e fossas nasais, ansiedade associada à boca seca, falta de ar e respiração ofegante, incômodo de plenitude na região tóraco diafragmática.
Língua: seca e pouco revestimento.
Pulso: impetuoso, falso e rápido.
Trata tosse de pouca expectoração durante fase inicial de pneumonia, asma e peribronquite ou qualquer lesão de síndrome de lesão pulmonar por calor seco e dupla danificação do qi e yin.
2.SÍNDROME DE SECURA INTERNA
As fórmulas para nutrir o yin e umedecer secura são aplicadas para tratar síndrome de secura interna devida à exaustão do fluido Jin dos Zang Fu (órgãos e Vísceras).
a) Yang Yin Qing Fei Tang o Desintoxicar veneno e sanear garganta, nutre o sangue e yin pulmonar. Trata a difteria com revestimento branco e gorduroso em torno da garganta; a passagem da garganta inchada e dolorida; o paciente pode ter febre, secura nas fossas nasais e nos lábios, tosse, dispneia, respiração levemente ofegante, pulso rápido e fraco ou fino e rápido.
A presente fórmula é usada para tratar amigdalite aguda, faringite aguda e peribronquite crônica quando for de síndrome de insuficiência do yin associada ao calor seco.
b) Bai He Gu Jing Tang - Nutre o yin e umedece o pulmão, transforma mucosidade e cessa a tose. Trata a síndrome de vazio do yin do Fei Shen (pulmão e rim) calor interno devido à insuficiência do yin, com manifestações de tosse com expectoração misturada ao sangue, secura dolorosa na garganta, calor nos centros da palma da mão e da planta do pé, suor noturno associada à osteopirexia.
Língua: vermelha com escassez do revestimento
Pulso: fino e rápido.
Síndrome de insuficiência do Yin do pulmão e do rim, que direciona para cima o fogo falso causando tosse com expectoração misturada ao sangue.
c) Mai Men Dong Tang - Nutre o yin do pulmão e do estômago, inverte o refluxo e ajusta o centro.
1. Insuficiência do yin pulmonar com manifestações de tosse com regurgitação com dificuldade de expectorar o catarro ou tosse com corrimento de baba, secura na boca e garganta, calor no centro da planta e da planta dos pés.
Língua: vermelha e pouco revestimento
Pulso: vazio e rápido.
2. Insuficiência do yin do estômago com manifestação de regurgitação ou vômito, secura na boca e garganta.
Língua: vermelha e pouco revestimento.
Pulso: vazio e rápido.
d) Zeng Ye Tang - Nutre o yin e elimina o calor, umedece a secura e facilita defecação. Usada para tratar a síndrome de doença febril no canal Yang Ming com sintomas de prisão de ventre devido ã escassez do Jin-Ye, pulso profundo e fraco.
Funciona para nutrir o in e eliminar o calor, umedecer a secura e facilitar defecação. Caso não se consiga resolver o problema de prisão de ventre deve-se acrescentar o Da Huang e Mang Xiao, desse modo a fórmula passa a ser denominada Zeng Ye Cheng Qi Tang.
" Consulte sempre um especialista em fitoterapia chinesa"
1.Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2.Imagens meramente ilustrativas.
3.Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem utilizar o produto.
4.Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o fitoterapeuta.
5.Não use o produto com o prazo de validade vencido.
6.Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8.Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação de um fitoterapeuta.
9.Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
10.Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do fitoterapeuta.
11.O uso do produto durante o período de amamentação também não é recomendado.
12."SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O FITOTERAPEUTA DEVERÁ SER CONSULTADO".