FÓRMULAS TONIFICANTES
São fórmulas tonificantes as que funcionam para nutrir, tonificar ou suplementar o qi-xue e yin-yang e se aplicam para tratar síndromes de insuficiência.
1. Fórmula para tonificar o qi (energia) - relação com baço e pulmão.
2. Fórmula para tonificar o xue (sangue) - relação com coração, fígado e baço.
3. Fórmula de dupla tonificação - qi e xue.
4. Fórmula para nutrir o yin - relação com fígado e rim.
5. Fórmula para tonificar o yang - relação com rim.
Sempre temos que considerar o equilíbrio entre qi-xue e yin-yang. Para tonificar o qi temos que ter cautelar pois podemos prejudicar o Jin devido a sua natureza de secura. Ao tonificar o xue devemos aplicar simultaneamente ervas tonificantes ao qi. Ao tonificar o yin deve-se aplicar tonificantes ao yang como pedida de apoio. Ao tonificar o yang devemos nutrir o yin como medida de apoio.
Ao tonificar devemos proteger o baço e estômago pois tonificantes podem gerar viscosidade com facilidade. É preciso aplicar estímulo para regular o qi e mover o sangue quando se usam por longo tempo ervas ou fórmulas tonificantes. Sempre distinguir entre verdadeira ou falsa o frio-calor e deficiência-plenitude ou vazio-excesso.
1.TONIFICAR O QI
Tonificar o qi resolve fraqueza física com característica de pulso fraco e insuficiente, causada por insuficiência do qi do baço e pulmão ou para tratar doenças de ptose e prolapso de certos órgãos como útero, estômago, reto, etc.
a) Si Jun Zi Tang - tonifica o qi e fortalece o baço. Usada para manifestações de rosto pálido e murcho de aspecto fadigado, ausência de força para falar (volume baixo), fraqueza nos quatro membros, anorexia e diarreia aquosa.
Língua: pálida com saburra fina e branca.
Pulso: fino e lento
Estimula o baço e ajusta o estômago, regula o qi e acalma a dor, tratando insuficiência do qi do baço e estômago com estagnação da mucosidade fria no aquecedor central com característica de anorexia, arroto constante, incômodo de plenitude e peso na região gastro-abdominal ou associada à dor, vômito, diarreia, etc.
É proibido usar em casos de insuficiência do yin e de estagnação do qi.
b) Shang Ling Bai Zhu San - suplementa o qi, estimula o baço, ajusta o estômago e transforma umidade. Esta síndrome de umidade por deficiência de baço gera corrimentos e diarreia e ou a deficiência do pulmão gera catarro.
É aplicada para tratar síndrome de insuficiência do baço e estagnação da umidade com manifestações de fraqueza dos quatro membros, emagrecimento e digestão parada, associada a vômito ou á diarreia, rosto murcho sem vitalidade.
Língua: pálida com saburra branca gordurosa.
Pulso: fino e lento ou insuficiente e lento.
Pode-se tratar com esta fórmula a gastroenterite crônica, anemia, nefrite crônica e corrimento vaginal com síndrome de umidade causada por insuficiência do baço. Serve também para tosse com muita expectoração devido à insuficiência do Qi pulmonar.
c) Bu Zhong Yi Qi Tang - tonifica o qi central (aquecedor médio), ascender o yang e levantar o que está em afundamento. É usada para tratar síndrome de calor devido a baço e estômago com qi deficiente apresentando manifestações como desânimo e preguiça em falar, aspecto fadigado e fraqueza generalizada, rosto pálido, diarreia aquosa, calor associado ao suor com preferência à bebida quente.
Pulso: impetuoso e vazio.
Língua: pálida e revestimento fino e branco.
Trata afundamento do qi central por vazio de qi do baço e estômago com ptose do útero, reto disenteria crônica, malária crônica ou ptose de outros órgãos internos.
Ainda tem propriedade antipirética e elimina calor causado por insuficiência do qi.
É proibida em casos de calor em virtude de insuficiência do yin e de exuberância do calor.
d) Sheng Mai San ou Sheng Mai Yin - suplementa o qi, produz o Jin, adstringe o yin e segura o suor. Para síndrome de dupla danificação do qi e do yin com manifestações de fadiga generalizada, falta de ar e preguiça de falar, secura na boca e garganta. Usada para tratar tosse crônica que danifica o qi pulmonar com pouca expectoração e tosse seca, falta de ar e suor espontâneo, secura na boca e na língua.
Pulso: vazio e fino ou vazio e fraco.
É inconveniente usar esta fórmula antes que o patógeno superficial seja eliminado, nem para tratar pacientes cujo qi yin não estejam danificados pela doença do calor canicular.
2.TONIFICAR O SANGUE (XUE)
São fórmulas capazes de tonificar e nutrir o sangue e funcionam para tratar síndrome de insuficiência do sangue.
a) Si Wu Tang - tonificar o sangue e regular a menstruação. Usada para tratar síndrome de insuficiência e estagnação de sangue com manifestações de tonteira e visão ofuscada, palpitação cardíaca e insônia, ausência de vitalidade no rosto, menstruação irregular, amenorreia ou hipomenorreia, também para retenção de lóquio pós-parto e nódulos sanguíneos e dor no baixo ventre.
Língua: pálida
Pulso: fino e em corda ou fino e áspero
Atua para mover e animar o sangue, remover depressão hepática e acalma a dor. Tem características de:
- Tonificar o sangue sem causar viscosidade
- Mover o sangue sem provocar hemorragia
- Tonificar o sangue sem que seja enfraquecido o movimento do sangue
É aplicada para desnutrição, anemia, desequilíbrio do sistema nervoso vegetativo, menopausa, menstruação irregular, doenças antes e pós-parto, etc. desde que correspondam à síndrome de insuficiência do sangue e estagnação do sangue.
b) Dan Gui Bu Xue Tang - tonificar o qi e produzir o sangue. Usada para tratar lesão interna causada por trabalho forçado ou excesso de fadiga com exaustão de qi-xue de modo que o yang flutua, calor muscular e rosto vermelho, ansiedade com boca seca e muita vontade de beber água, pulso impetuoso e vazio, insuficiência do sangue devido à hemorragia uterina com recuperação difícil do útero ou remover tumefações.
Esta combinação pode produzir o yang e nascer o yin simultaneamente, prosperar o qi e enriquecer o sangue. Trata todo tipo de anemia, púrpura alérgica desde que sejam originados na insuficiência do qi.
c) Gui Pi Tang - tonificar o qi-xue, estimular o baço e nutrir o coração. Usada para tratar síndrome de dupla insuficiência do coração-baço e qi-xue com manifestações do tipo batimento acelerado do coração com palpitação, insônia e amnésia, sobressalto e onirismo, anorexia e fadiga, rosto pálido e murcho ou suor noturno, calor falso, língua pálida e revestimento branco e fino, pulso fino e fraco.
Usada também para todo tipo de hemorragia devido a coração e baço deficiente como hemorragia nas fezes e menorragia, etc. Faz a reabilitação ou comunicação entre o coração e o rim, tranquilizando o coração e acalmando a mente.
Trata neurastenia, anemia púrpura, hemorragia funcional do útero, doença cardíaca, hemorragia por úlcera duodenal, etc. A síndrome de insuficiência do coração-baço e qi-xue associado à falência do baço em confinar o sangue.
d) Zhi Gan Cao Tang - suplementa o qi e tonifica o sangue, nutre o yin e saneia os vasos sanguíneos. Trata insuficiência qi-xue e yin-yang associada à palpitação cardíaca e taquicardia visível, fraqueza e emagrecimento, com sensação de falta de ar, língua pálida e escassez de revestimento.
Suplementa o qi nutritivo dos órgãos e vísceras, nutre o yin e tonifica o sangue, aquece e move o yang do coração, desobstrue os vasos sanguíneos, difunde o yang qi e tonifica sem causar viscosidade estacionária.
Usada para tratar arritmia cardíaca com sístole defasada, doença cardíaca, reumatismo cardíaco, miocardite viral, hipertireoidismo, etc desde que caracterizados por insuficiência yin-xue e insuficiência do qi do coração.
3.DUPLA TONIFICAÇÃO DO QI E SANGUE (XUE)
Esta fórmula lubrificante e laxativa trata prisão de ventre devido à secura no canal intestinal por exaustão do fluido como o sangue.
a) Ma Zi Ren - Lubrifica o intestino e estimula defecação, purga o calor e move o Qi em síndrome de Baço restringido com secura no estômago e no intestino, prisão de ventre e frequência urinária.
Indicado para idosos, pacientes fisicamente fracos ou prisão de ventre eventual.
Esta fórmula é inconveniente usá-la em paciente com insuficiência de yin ou gestantes.
Indicação chave: excesso de secura, deficiência de líquidos orgânicos e sangue.
4.TONIFICAR O YIN
São fórmulas para tratar síndrome de insuficiência de yin com manifestações de rosto pálido, murcho e com ar triste, fraqueza e emagrecimento generalizado, secura na boca e garganta, ansiedade aflitiva e insônia, fezes secas, oligúria amarela, tosse de irritação e seca com ausência de catarro, rubor malar, espermatorreia com sonhos eróticos, dor e lassidão da coluna e das costas.
Pulso: profundo, fino e rápido.
Língua: vermelha com escassez de revestimento e fluido Jin.
a) Liu Wei Di Huang Wan - Nutri o yin do rim e do fígado. Para insuficiência do yin do fígado e do rim, caracterizada por dor crônica da coluna e dos joelhos, tonteira e visão ofuscada, zumbido e até surdez.
Língua: vermelha com pouco revestimento.
Pulso: fino e rápido.
Usada para síndrome de exuberância do fogo falso devido à insuficiência do yin.
Usada para nefrite, hipertensão, diabete, tuberculose pulmonar, hipertireoidismo, menopausa, amenorreia, etc. Esta é aplicada em toda insuficiência do yin do fígado-rim e precisa-se cautela em caso de falência da função de transformação do baço.
b) Zuo Gui Wan - tonificar e nutrir o yin do rim e preserva a essência usada em caso de deficiência verdadeira do yin. Manifestações de visão turva e tonteira, dor crônica e peso da coluna e dos joelhos, espermatorreia e incontinência de esperma, suor noturno e suor espontâneo, secura da boca e da língua.
Língua: vermelha com escassez de revestimento.
Pulso: fino e rápido.
Indicada em doença crônica, pacientes idosos ou para período de recuperação após doenças febris ou por insuficiência de yin. É necessário cautela em casos de insuficiência do baço (ex: diarreia).
c) Yi Guan Jian - Nutrir o yin e suavizar o fluxo de sangue e qi do fígado. Indicada para síndrome de insuficiência do fígado-rim quando o sangue não está livre para o qi do fígado fluir livremente.
Quando o fluxo do fígado está estagnado este se manifesta por dor na região tóraco-hipocôndrica e tóraco-gástrica, regurgitação de líquido ácido ou amargo, secura na garganta.
Língua: vermelha e mal umedecida.
Pulso: fino e rápido ou vazio e em corda.
Pode ser aplicada para tratar hepatite crônica, cirrose hepática (inicial), gastrite crônica. Sempre com insuficiência do yin associada à estagnação do qi do fígado.
5.TONIFICAR O YANG
Estas fórmulas são para tonificar o yang em síndrome de insuficiência do yang renal apresentando dor e frio na coluna e nos joelhos, ausência de calor e força nos quatro membros, dor espasmódica e frio na região inferior abdominal, oligúria ou frequência urinária, impotência masculina e ejaculação precoce, emagrecimento e debilidade generalizada.
Pulso: profundo e fino ou lento e profundo ou lento e escondido.
a) Shen Qi Wan - Aquece tonifica o yang do rim. Para tratar a insuficiência ou yang renal caracterizada por dor e frio na coluna e nos joelhos, dor espasmódica no baixo-ventre, oligúria ou frequência urinária. Tonifica ligeiramente o ming men, drena o turvo do rim e purga o fogo hepático.
Usado em nefrite crônica, diabete, hipotireoidismo, asma, menopausa, etc., associada à insuficiência do yang renal.
Proibido usar em caso de hiperatividade do fogo falso devido à insuficiência do yin ou em caso de fluido Jin consumido por calor seco.
Pulso: profundo.
Língua: pálida e inchada.
b) You Gui Wan - aquece e tonifica o yang do rim. Tonifica e suplementa a essência e o sangue. Usada para resolver a insuficiência do yang renal e exaustão do fogo do ming men com manifestações de energia fraca com aspecto debilitado (por envelhecimento ou à doença crônica), sensação fria e dor crônica e peso na coluna e nos joelhos, impotência masculina e espermatorreia, esterilidade ou diminuição do apetite, incontinência urinária, fadiga da coluna e dos membros inferiores e até edema dos membros inferiores.
Trata síndrome do envelhecimento, osteoporose, infertilidade, anemia e leucopenia, etc., causadas por insuficiência do yang renal.
Proibido usar em caso de muita umidade turva devido à insuficiência do yin renal.
" Consulte sempre um especialista em fitoterapia chinesa"
1.Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2.Imagens meramente ilustrativas.
3.Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem utilizar o produto.
4.Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o fitoterapeuta.
5.Não use o produto com o prazo de validade vencido.
6.Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8.Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação de um fitoterapeuta.
9.Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
10.Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do fitoterapeuta.
11.O uso do produto durante o período de amamentação também não é recomendado.
12."SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O FITOTERAPEUTA DEVERÁ SER CONSULTADO".