Aroma e sabor das plantas
Você sabia que para escolher o seu chá você deve levar em consideração o aroma e sabor da substância a ser preparada?
Dentro da medicina tradicional chinesa existem cinco divisões principais nos sabores do chá que determinam um tratamento.
Para entender mais facilmente vamos dividir as doenças em dois grupos: com febre ou sensação de calor (chinês chama de doença Yang) e doenças sem febre ou sem sensação de calor (esta chamada de doença Yin). Portanto toda doença yang (calor) deve ser tratada com remédios frescos ou frios e as doenças yin (frio) tratadas com substâncias mornas e quentes.
Ditado chinês: “Aquentar aquele que está com frio e refrescar aquele que está com calor. ”
Dentro dessas duas divisões principais (calor e frio) temos cinco variações de sabores que tem uma ação de combate contra essas doenças.
O sabor picante tem a ação de dispersar e mover a friagem para fora do corpo, aquecendo, transpirando e secando. Combate o frio e excesso de umidade.
O sabor doce tem ação de tonificar, nutrir e acalmar a dor. Favorece a dispersão de líquidos.
O sabor ácido pode adstringir e apertar (reter).
O sabor amargo tem ação de purgar (expulsar) o calor e toxinas.
O sabor salgado amolece, dissipa nódulos, acumulações e manchas de pele.
Temos outros sabores secundários menos potentes como:
Insípido – prolongamento do sabor doce – favorece exsudação e diurese.
Travoso – prolongamento do sabor ácido.
Aromático – semelhante ao picante com ação mais superficial – desobstruir orifícios.
Vamos citar dois exemplos:
1. Noz moscada: tem o sabor picante e temperatura morna, portanto aquece o corpo e seca o excesso de umidade, devido à cor atua no baço e estômago. Como age aquecendo o baço e estômago tem o efeito: analgésico e antidiarreico (por excesso de alimentos frios). Pode ser ingerido uma vez ao dia em 3 g de pó por 7 dias e reavaliar os sintomas.
2. Goji Berry: sabor doce e temperatura neutra. Devido à natureza doce e cor vermelha, tonifica o sangue e músculos principalmente a lombar. Como age no fígado e sangue tem um benefício especial na visão turva e diminuição da acuidade visual. Pode ser tomada 10 g uma vez ao dia por 30 dias. Após esse período reavaliar o paciente.
Comments