top of page

Intoxicação no chá?

Quem nunca ouviu a frase? ”se bem não fizer mal não faz” ao se preparar um chá? Pois bem, não é bem assim que funciona! Os chás também são remédios e como tal devem ser respeitados em suas dose e tempo de uso em um tratamento pois podem gerar malefícios no organismo.



O que acontece é que normalmente as pessoas usam uma dose extremamente baixa então o chá é praticamente aromático e não alcança propriedades terapêuticas. No meu site coloquei algumas ervas com suas doses diárias mais indicadas.

Como saber se a dose aplicada está adequada? Devemos ficar principalmente atentos ao sinais e sintomas que se apresentem com os dias do consumo do chá.

Por exemplo, se você fizer um chá de hibisco com intenção de perder líquidos e após 7 dias você percebe que não houve alteração na retenção de líquidos e não sentiu nenhum efeito colateral como queda de pressão, câimbras, vontade de urinar com mais frequência principalmente na madrugada (este efeito não é bom) então a dosagem provavelmente está baixa para você. Deve-se tentar aumentar a dosagem, número de vezes da dose por dia, observar se não está destruindo os agentes fitoterápicos durante a preparação do chá (como usar a fervura em folhas), se as substâncias usadas não estas velhas ou tem uma proveniência inadequada como já citado em outras edições.

Mas se durante o uso do nosso exemplo, o hibisco, você sentir queda de pressão, tonturas leves, enjoos, sensação de ressaca (boca seca, sono excessivo, moleza, alteração no apetite), câimbras, vontade de urinar com mais frequência principalmente na madrugada (este efeito não é bom) então a dosagem está alta e, portanto, deve ser diminuída a dosagem ou número de xícaras por dia.


Regras do uso dos chás:

1. Sempre tomar pelo menos 7 dias cada remédio ou fórmula.

2. Após esse período sempre reavaliar os efeitos obtidos para continuar ou trocar as substâncias.

3. Em média cada dose deve ter 7g por 250ml.

4. Tomar de uma até três dose por dia.

5. Sempre use chá preparado no dia.


Na próxima semana veremos os sinais de intoxicação para sabermos quando devemos diminuir ou aumentar a dosagem, trocar a substância ou até mesmo suspender a medicação natural.

Comments


Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page