top of page

Qual erva é mais adequada para meu caso?

Você já deve ter tido a experiência de algum desconforto, como uma enxaqueca, dor na coluna, má digestão entre outros, e ao perguntar para alguém qual chá é bom para sua indisposição, você deve ter recebido uma lista de ervas para tomar.



Numa crise de desconforto no estômago, por exemplo, você deve ter ouvido: “bom para estômago é espinheira santa, erva cidreira, gengibre, hortelã, malva, sementes de melão, alface, artemísia, dente-de-leão, guaçatonga entre tantas outras. Mas qual destes é o melhor para o seu caso? Qual destes vai realmente funcionar?

Existem muitas maneiras de selecionar qual erva é a melhor para o seu caso, você deve observar:

1 Clima e local onde a planta cresce naturalmente (in natura)

2 Cor, aroma, sabor

3 Formato da planta

4 Se flutua ou afunda na água

5 Parte da planta a ser utilizada


Na fitoterapia brasileira não se tem conhecimento acerca destas informações, estas dicas são provenientes da fitoterapia chinesa e podem ser aplicadas nas nossas plantas também.

Continuando no nosso caso clínico de desconforto do estômago, temos que entender melhor como é esse desconforto. A pessoa pode ter dor quando: está sem comer, após comer, o dia inteiro, quando está sob pressão emocional, com queimação na “boca” do estômago, queimação que vai até o centro do peito, queimação que vai até a boca com gosto amargo na boca, dor associado com enjoos, entre tantas outras informações.

Vamos supor que no nosso paciente fictício está com um pouco de dor e queimação na boca do estômago há alguns dias, mas que não costuma ter esses sintomas. Temos duas características principais: dor e queimação (sensação de calor).

Devemos selecionar das ervas acima qual tem a característica de refrescar (característica de sabor frio – o frio combate o calor) e tirar a dor. Das ervas acima a que tem a qualidade de sensação refrescante é a hortelã que por sorte também tem a ação de analgesia.

No paciente deste caso podemos começar um tratamento com chá de hortelã usando 5 g de erva desidratada por xícara uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã e tomar pelo menos 7 dias. Após esse período fazer uma nova avaliação.

Portanto nos casos de enjoo, vômitos, congestão digestiva, piora dos sintomas após comer alimentos frios como o leite e derivados ou dor estomacal com diarreia não é aconselhado o chá de hortelã.

Posteriormente vou passar uma tabela com a características das plantas para vocês mesmos selecionarem seus remédios caseiros.


Fraternalmente

Dr Paulo G S Costa



Comentários


Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page