As Doenças do Baço e Pâncreas - preocupação e obsessão
A preocupação e o excesso de pensamentos, estudos e reflexão consomem muita energia do corpo, prendendo o pensamento em círculos e lesando principalmente o baço e o pâncreas, que são o grande “pai” do metabolismo e uma das origens da ‘energia adquirida’ (resultado do metabolismo da alimentação com a respiração).
Do mesmo modo, a obsessão consome o sangue e a mente e pode ser desencadeada pela fraqueza do baço. Todos os transtornos obsessivos, principalmente os alimentares, estão relacionados com a fraqueza energética do baço, que, inicialmente, é responsável pelo paladar. Nesse sentido, a obsessão por doces é um sinal significativo de que este órgão precisa ser nutrido. A obsessão é uma plena falta de nutrição, que não depende apenas de alimentos, mas também de consciência.
Os alimentos, então, podem contribuir para o movimento positivo dos órgãos a partir dos aspectos energéticos e da direção adequada do sangue; e atitudes permeadas de valores humanos e consciência também contribuem para mantê-los devidamente nutridos e saudáveis. Dt 8:3 e Mt 4:4 Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".
Em realidade, o comportamento dependerá do que está sendo estimulado a partir das crenças, dos valores e dos sentimentos vivenciados constantemente. Por isso, o antídoto para a obsessão é a reflexão consciente e o autoconhecimento, que podem ser estimulados também com diversos métodos de psicoterapia e arte terapia.
O baço e o pâncreas são mais exigidos no período chuvoso principalmente no final do verão, seus alimentos preferidos são os legumes e verduras cozidos ou refogados e deve-se evitar a gordura como frituras, leite e seus derivados como iogurtes e queijos.
Comments