As Doenças do Coração (Parte 2/3)
No conceito da medicina convencional as emoções afetam o sistema límbico dentro do cérebro, os impulsos nervosos são estimulados e finalmente alcançam os órgãos internos. Isso coloca o cérebro no centro do equilíbrio corpo-mente.
Na medicina chinesa as emoções são respostas dos órgãos internos a todo o organismo, porque, os cinco órgãos (fígado, coração, baço, pulmão e rins) têm características psíquicas interpretadas pelo cérebro, e não são oriundas dele.
O estímulo emocional provoca uma resposta fisiológica. Quando as emoções são prolongadas, intensas, reprimidas ou não admitidas, elas se tornam uma causa de desequilíbrio e a frequência em que elas ocorrem é que podem ser destrutivos e é possível que enfraqueçam os órgãos, alterando suas funções e contribuindo para a formação de doenças.
As doenças do Coração lesam a consciência, impedindo o crescimento espiritual. A prática dos valores morais pode ser um antídoto para corrigir e nos poupar de emoções destrutivas.
Os alimentos e as atividades nutrem o corpo, o conhecimento e as emoções positivas podem nutrir a mente. Somente os valores e a prática espiritual podem nutrir o espírito.
As virtudes ou tesouros humanos são atitudes que vêm da consciência, não é uma atribuição meramente intelectual ou racional, mas essencialmente espiritual.
Ela é a divindade dentro do ser. É a paz, paciência, compaixão, aceitação e amor; virtudes que iluminam a consciência e acalmam a mente. Estes valores espirituais são antídotos para todas as emoções destrutivas.
Espiritualidade é o conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material que pressupõem que há mais no viver do que pode ser percebido ou plenamente compreendido, remetendo o indivíduo a questões como o significado e o sentido da vida, não necessariamente a partir de uma crença ou prática religiosa.
A aceitação e a serenidade promovem tranquilidade ao espírito, dando-lhe espaço para a paz e a saúde.
A compreensão é preciosidade que está no interior e que pode ser estimulado no âmbito da espiritualidade. Com isso supera-se momentos difíceis. Por isso, não precisamos apenas de comida, mas também de elementos que nutram o espírito.
"Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'" Mateus 4:4
O coração é o comunicador entre a consciência e as emoções. O amor, compaixão, carinho e afeto influenciam a nossa fisiologia de modo a fornecer uma vida mais saudável, mais feliz e mais longa. Por isso é necessário cultivar a espiritualidade e valores humanos para iluminar o interior onde emoções destrutivas não perturbem o corpo, o espírito e a mente.
Comments