As Doenças do Rim – Medo e pavor
Quando alguém sente medo em nível crônico, secreta altos níveis de cortisol – corticosteroide produzido pelas glândulas suprarrenais, que ficam próximas aos rins. O medo faz o sangue e líquidos descenderem; portanto, vivenciar esse sentimento constantemente lesa as funções renais, porque os rins têm a natureza ascendente.
Os líquidos coordenados pelos rins devem subir para auxiliar no sistema circulatório e nas funções dos outros órgãos vitais como o coração e o pulmão, e o medo prejudica esse movimento. Não é por acaso que a quantidade de pessoas em estado depressivo é realmente alta nas grandes cidades, onde o índice de insegurança é cada vez maior.
O medo está em toda parte, o que desencadeia a produção excessiva de cortisol e altera quimicamente o cérebro, resultando em depressão e diminuindo a vitalidade do indivíduo.
Nesse sentido, é importante estimular valores como coragem, segurança e autoconfiança como antídoto para o medo e o pavor. Somente encontrando um lugar dentro de nós mesmos nos sentiremos verdadeiramente seguros, e esse lugar só pode ser descoberto por meio do autoconhecimento. Lucas 10:19 Atentai! Eu vos tenho dado autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, assim como sobre todo o poder do inimigo, e nada nem ninguém vos fará qualquer mal.
Tanto a coragem como a autoconfiança só podem ser promovidas pelo amor e pelo acolhimento, que nascem no coração. É o verdadeiro amor, ensinado no campo da espiritualidade, que leva o ser humano a cultivar sentimentos positivos. O amor é a resposta e o maior antídoto para o medo. Leia I Coríntios 13 “Ainda que eu falasse a língua dos homens e a língua dos anjos sem amor, eu nada seria”
No inverno, os alimentos de natureza morna são bem-vindos. As bebidas frias e os alimentos crus também devem ser evitados durante o inverno, para que não haja gasto excessivo de energia, uma vez que o corpo precisa conservar calor para manter as funções do organismo e se proteger dos agentes patogênicos. Consumir frango ou peixe no inverno é uma boa opção. Os chás também são recomendados, principalmente para aquecer como o de canela.
Alimentos para o inverno: pimentas, peixes, frango, azeitonas, berinjela, canela, cardamomo, camarão, nirá, salmão, sardinha, gergelim, gengibre, broto de feijão, broto de alfafa, nozes, castanhas, amendoim, cereja, uva-passa, cenoura, abóbora, lentilha, grão-de-bico, grãos de soja, vagem, repolho, quiabo, bacalhau e ovos.
Dr Paulo Costa
Samurai da Acupuntura
Comments