Como funciona o corpo emocional?
Este é um dos que eu mais gosto, pois é o que mais confunde as pessoas acerca do que é ser virtuoso. O corpo emocional nada mais é do que a capacidade de perceber impressões de baixa vibração ou sentidos de sobrevivência como fuga, luta, proteção e até necessidade de mudanças radicais em nossas vidas para podermos seguirmos em frente.
As emoções básicas do corpo chamado primitivo são o pânico, ira, euforia, ansiedade e a depressão. Estas geram tanta dificuldade no homem que são citadas até mesmo como obra do diabo e algo a ser vencido para se alcançar o reino de Deus pela sua imensa dificuldade de superação. Mateus 6:25 “Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas?”
O corpo emocional é necessário apenas para nortear algumas necessidades de sobrevivência do corpo físico e não para nos conduzir a vida. Quando este se descontrola os sinais que sentimos como um friozinho na barriga antes de uma apresentação (por isso temos que praticar e nos prepararmos) com o tempo pode passar simplesmente de uma sensação para algo real como uma gastrite. Outro exemplo é o de ter que pensar em uma solução para um problema e ficar com enxaqueca.
Parece simples, mas as respostas emocionais podem gerar inúmeros sintomas que dificulta até mesmo um direcionamento de terapia. Um livro intitulado ´diga-me onde dói e eu te direi porque´ relata uma série de sintomas como alergias, dores de coluna, diabetes, etc. que derivam de fundo emocional.
Para tratamento problemas de fundo emocional é necessário separar o que é o problema real e o que imaginamos que seja real. A nossa criação, história de vida, relacionamentos sociais e afetivos, fatores genéticos, religião e crenças tudo favorece para um comportamento do corpo ou respostas emocionais. Psicoterapia, às vezes psiquiatria, florais de Bach, meditação são necessários para deixarmos esse fantasma das emoções não se tornar real na nossa saúde e comportamento indevido no dia a dia.
Dr Paulo Costa
Samurai da Acupuntura
Comments