Como funciona o corpo energético?
O corpo energético é um guia ou molde para que as células do corpo saibam o que fazer. Podemos dizer que é um gerente que guia seus funcionários no que devam fazer. Todo problema físico teve antes uma alteração no corpo energético e se este não for reparado, mesmo que o físico seja concertado manualmente, certamente voltará a adoecer.
Na emergência, sofrimento físico ou alterações acentuadas nos exames é primordial a intervenção da medicina física, mas depois temos que priorizar a correção do corpo energético.
Terapias como a acupuntura sistêmica (inserção de agulhas especiais no corpo) e a moxabustão (queima ou aquecimento nos pontos com ervas) tem a capacidade de atuar no campo energético. Podemos tratar o corpo físico e energético com esta ferramenta de tratamento que atua nos dois campos.
O corpo energético podemos considerar como um corpo físico só que de ação mais lenta e de percepção sutil. Por exemplo, se você torce o pé este incha em menos de um minuto, mas o corpo energético funciona mais devagar, um exemplo é você pegar uma friagem hoje e apresentar os sintomas de resfriado 15 dias ou até 3 meses depois (na mudança de estação). Por isso se acredita que a acupuntura seja uma medicina preventiva e não o é, ela trata doenças antes de surgirem no corpo físico e não antes da doença existir, isso seria impossível.
O método de diagnóstico do campo energético feita por um profissional experiente pode detectar uma doença antes dela se manifestar no corpo físico meses ou até mesmo anos antes.
Quero frisar que o termo acupuntura no oriente não existe. O termo para essa técnica é Shinkyu! onde shin significa agulha terapêutica e kyu calor ou fogo. Portanto Shinkyu é toda terapêutica onde se utiliza inserção de agulhas ou uso de calor em pontos energéticos para reequilíbrio das funções orgânicas. Um profissional que só saiba usar a acupuntura ou só use a moxabustão está usando parcialmente este método de cura. A agulha é usada para amenizar excessos de energia ou hiperfunção orgânica (o metal da agulha absorve o calor e excesso sináptico), e a moxabustão tonifica, aquece pontos de energia regulando a hipofunção ou baixo fluxo sináptico.
A acupuntura apesar de ser apreciada pelas pessoas por algo espetacular ou mística ela é bem física, pois usa de técnicas rudimentares como inserção de agulhas em nervos e aquecimento de pontos por queima de ervas. Uma sessão de acupuntura/moxaterapia como também atua no campo físico é necessária melhora dos sintomas já na primeira sessão mesmo que pouca. Se esta não surgir efeito em no máximo três sessões é porque está sendo usada erroneamente ou não tem efeito sobre a doença em questão (esta doença está em outros corpos como o astral, emocional, mental ou espiritual).
Dr Paulo Costa
Samurai da Acupuntura
Comments