O que é Medicina Chinesa?
A medicina tradicional chinesa (MTC) tem origem desconhecida. Segundo textos com data e origem imprecisos atribui-se seu nascimento no famoso livro chinês Huang Di Nei Jing traduzido como medicina interna do imperador amarelo. O imperador amarelo é um dos três imperadores lendários que a China tem sendo este imperador o responsável pela origem dos tratamentos das doenças. Diz-se lendário porque não se tem provas de que realmente existiu nem que época viveu, apenas contos e lendas de seus feitos.
Em escavações e estudos em múmias no Tibete e nos Alpes na Europa datados de cerca de 10.000 anos encontraram sinais de queimaduras em pontos que se relacionam com os pontos de acupuntura que se conhecem hoje onde os arqueólogos presumem ser tratamento de lombalgias e doenças do frio devido ao clima e geografia locais.
Mas uma coisa é certa. Que o desenvolvimento da medicina oriental consagrada como medicina chinesa se desenvolveu nos últimos milênios na China e aborda conceitos místicos, religiosos e uso de diversas terapias que se aprimoraram de acordo com a região da China segundo as necessidades dos pacientes por causa dos fatores climáticos e alimentação.
A mtc abrange o ser humano em vários aspectos e níveis por isso possui tantas variações de técnicas como a meditação, massagem, dietoterapia, fitoterapia, acupuntura, auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia, sangria, qi gong, gua sha, banhos e o tantra.
Nesta medicina que há poucos anos conhecemos tem sua fonte no conhecimento de conceitos energéticos baseados no taoísmo com influências de outras religiões, mas que não precisamos compreender essas ideias para nos beneficiar de seus recursos. Somente a interpretação sobre o paciente é que se usa esses conceitos. Leituras como yin e yang, cinco movimentos, pulsologia, diagnóstico corporal e comportamental; não se atribuiu conceitos de divindade ou Deus.
Nas próximas semanas estudaremos mais esmiuçadamente cada ramo da mtc e outras técnicas alternativas como o reiki, constelação familiar, rpg, floral de Bach, bandagens, argiloterapia e homeopatia para que você leitor possa saber qual profissional procurar em tempos de perda de equilíbrio na sua saúde.
É preciso esclarecer também fora da medicina ortodoxa como e quando a quem procurar e para que essas técnicas servem. Além dos cuidados do corpo e do uso de remédios, necessitamos compreender porque adoecemos e avançar para uma medicina mais digna do ser humano. Mateus 15:11 “ O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. ”
Comentarios