Origem das doenças
Segundo a medicina tradicional chinesa (MTC) o ser humano pode adoecer de três maneiras:
1. Fatores externos: fatores climáticos que lesam o corpo como o vento, calor, calor úmido (tropical), umidade, secura e frio.
2. Fatores internos: emoções e sentimentos negativos vivenciados constantemente, como medo, raiva, euforia, preocupação/obsessão e tristeza.
3. Fatores mistos: estilo de vida como alimentação inadequada, excesso de atividade, lesão externa, contaminação por metais pesados, pestes ou parasitas, tratamentos de saúde inapropriados, insuficiência congênita, hábitos de vida e vida sexual desregrada.
Cada fator externo agride diretamente um órgão prejudicando suas funções e seus sistemas relevantes que estudaremos depois. O calor agride o coração, o vento o fígado, a secura o pulmão, a umidade o baço/pâncreas, e o frio o rim.
Na MTC, acredita-se que alterações emocionais constantes e nocivas causam desarmonias físicas porque enfraquecem o funcionamento dos órgãos internos e suas atribuições. Ao mesmo tempo, desarmonias físicas também podem desencadear sentimentos e emoções nocivas, haja vista que o oriental considera que a relação entre corpo, mente e espírito é de profunda união e, por isso, é constantemente influenciada. Onde a euforia ataca o coração, o ressentimento o fígado, a ansiedade o baço/pâncreas, a tristeza o pulmão e o pânico os rins.
Outros fatores dizem respeito aos hábitos de vida, preferências alimentares, excesso de trabalho, atividade física, sexualidade, traumas, lesões, existência de pestes ou parasitas e fatores genéticos e epigenéticos.
A saúde depende de várias ações que realizamos todos os dias – boa moradia, evitar os excessos, suprir as deficiências, comer com temperança, beber com bons propósitos, fazer exercícios, descansar, dormir e manter a mente sã. Se houver um problema em qualquer uma dessas áreas, todo o corpo será afetado.
Estudaremos nas próximas semanas a como identificar cada um destes fatores patológicos em nós mesmos e a como nos proteger compreendendo a origem das doenças esmiuçando os detalhes de cada órgão.
Commentaires