Preparando tintura, óleo e pomada caseiros
Tintura: Proporção de 300ml de brandy ou conhaque para 700ml de água para 100 g de erva seca ou 50 g de erva fresca. Guardar por um mês antes de usar. Pode-se tomar 10 gotas da tintura até três vezes por dia diluído em um pouco de água.
Óleo: Em um pote com rosca colocar as ervas até chegar perto da boca e encher até cobrir as folhas secas com azeite (ex: extra virgem) ou óleo (ex: coco), guardar por um mês antes de usar. Pode ser usado nos punhos, têmporas ou local machucado.
Pomada: Em banho maria colocar 100 ml do óleo coado preparado com a erva essencial de sua escolha com uma colher de cera de abelha, gordura animal ou manteiga de coco, misture bem e armazene na geladeira.
Preparar com:
Alecrim – regenerador, renovador, cicatrizante, anti-inflamatório, melhorar a memória, concentração, equilibrar o processo digestivo e aliviar dores musculares. Mais recentemente, o óleo de alecrim tornou-se um ingrediente popular em muitos produtos de cuidados para a pele e o cabelo, devido às suas propriedades antissépticas.
Goiabeira – Fungicida e bactericida. Indicado para candidíase e sapinhos. Fazer o chá com folhas saudáveis da planta para usar como banho de assento, como líquido para enxaguar a boca, lavar feridas ou tomar.
Babosa – Cicatrizante, queimaduras na pele, manchas, caspas, alergias cutâneas.
Hortelã – Irritação e vermelhidão na pele, coceira, dores e queimação no estômago, cólica intestinal, cefaleia (aplicar óleo sobre as têmporas).
Castanha da índia - Fragilidade capilar, insuficiência venosa, inchaço das pernas e vasinhos.
Calêndula - Cicatrizante, anti-inflamatório.
Guaçatonga – Uma das folhas de propriedades mais completas e poderosa de nossa região. Efeito poderoso para tratamento do estômago, cicatrizante, calmante, tônico, diurético, afrodisíaco, antisséptico, picadas de insetos, úlceras e para imunidade.
Sempre ter cautela sobre automedicação, mesmo sendo natural pode ser prejudicial se mal orientado, principalmente nas gestantes, idosos, diabéticos e pessoas com saúde debilitada.
Em dúvida sempre consulte um fitoterapeuta.
Comments