Socorro lutando pelo SUS
A 16ª Conferência Nacional de Saúde será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.
O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os participantes foram eleitos em etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, obedecendo a uma série de regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira. Além da sociedade em geral, as etapas da conferência devem contar com participação de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil, seja em territórios urbanos ou rurais.
A cidade de Socorro está sendo representada para a próxima fase, que será na cidade de São Paulo nos dias 14,15 e 16 de junho, por mim dr Paulo como delegado de saúde, a enfermeira Ana Paula (postinho do Rio do Peixe) e a Elisângela (da prefeitura representando a gestão municipal e como comunicação direta do secretário de saúde o Ricardinho).
Participamos na fase pré regional juntamente com a usuária do SUS Solange do bairro do Moquem na cidade de Campinas no último dia 09 e levamos propostas dadas pela pré-conferência que se deu nos postinhos de saúde do bairro e na prefeitura.
Dentre as inúmeras propostas dadas pelos delegados de saúde e a população para melhoria do SUS estão a implementação de medicinas alternativas no SUS como acupuntura, homeopatia, liang gong, auriculoterapia, fitoterapia (ex: chás) e alimentação natural (ensino do plantio, colheita e preparação caseira livre de agrotóxicos e conservantes); revogação da EC 95/2016 (sobre o orçamento do SUS); transformar o AME de Atibaia em centro cirúrgico e montar grupos de apoio para diminuir as filas de espera para o atendimento psicológico entre tantos outros.
A luta é contínua e devemos participar ativamente pela nossa cidade, Estado e país.
A Estância de Socorro conta com todos nós.
コメント